O Threads se tornou a rede com crescimento mais rápido da história cinco dias depois do seu lançamento, após atingir 100 milhões de usuários. Em maio de 2022 o Twitter, concorrente da nova plataforma de Mark Zuckerberg, contava com 220 milhões de contas ativas, segundo a última divulgação. Vale mencionar que a rede social adquirida por Elon Musk foi oficialmente lançada em 2006, se popularizando no Brasil entre 2008 e 2009.
Um fato primordial para que o Threads atingisse uma marca tão grande em pouco tempo é a facilidade de acesso. Sendo uma extensão do Instagram, que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos segundo a última divulgação, facilita ainda mais o trabalho do marketing.
O ‘instagramer’ que não ficou sabendo do lançamento da novidade com antecedência, teve ela esfregada na cara em suas notificações do aplicativo de fotos. Foram bilhões de pessoas sendo notificadas que tal influencer ou amigo entrou para o Threads, despertando a curiosidade.
Partindo da visão de que, todo twiteiro tem Instagram, mas nem todos ‘instagramers’ têm Twitter, fica evidente a grande vantagem que Mark Zuckerberg tem para alcançar a já consolidada rede social do passarinho azul.
Além do fator novidade e tendo o Instagram como principal aliado, o Threads ainda teve o timing para aproveitar o conturbado momento do Twitter. Seu lançamento se deu poucos dias após Elon Musk anunciar os testes de limitação de tweets lidos por dia. O anúncio causou uma certa revolta em usuários que começaram a cogitar irem para outras opções influenciando diretamente no disparo do Threads.
Quais as vantagens e expectativas do Threads?
Ainda é cedo para falar sobre vantagem e desvantagens. A rede acabou de chegar e terá ajustes ao longo do tempo em sua corrida para a consolidação.
O que dá para prever é que, pelo fato da conta ser vinculada ao Instagram, onde o controle com fakes é mais rigoroso do que no Twitter, ficará mais difícil de criar perfis falsos ou sem identidade. Na rede social do Elon Musk tem sido recorrente o surgimento de fakes e esse fator pode influenciar diretamente no ambiente entre as duas redes sociais.
Por isso dá para se esperar um público totalmente diferente do concorrente, que tem as mesmas funções.
E o que não se pode esperar, pelo menos por agora, é algum tipo de monetização direta com a plataforma. Mark declarou que pretende projetar esse tipo de recurso apenas quando estiver de fato caminhando para consolidação.
E você? Já criou a sua conta? Está aí uma oportunidade de ingressar numa potencial rede que tem tudo para se tornar uma das principais do futuro digital.