O marketing digital nas eleições tem se tornado cada vez mais importante. A era digital ofereceu ferramentas poderosas para candidatos construírem narrativas, mobilizar massas e influenciar o voto.
Seja candidato renomado ou quem está chegando agora, o marketing digital é um dos fatores mais importantes na campanha. Não basta mais ter uma carreira política para ser forte em uma eleição, mas a forma como se porta nos posicionamentos quanto aos acontecimentos é primordial. A forma como uma marca se posiciona no mercado define o que ela é, assim como um candidato é definido pelo seus posicionamentos ao público.
E como as plataformas permitem alcançar um público gigantesco, com a possibilidade de segmentar as mensagens para grupos específicos, aumentando a eficácia da comunicação, os candidatos têm hoje mais poder em saber o que explorar em suas campanhas. Antes da ‘era digital’, só era possível acompanhar a trajetória de um candidato por meio da televisão, rádio e jornais. Muitas coisas e detalhes se perdiam nessa comunicação. Já hoje é possível acompanhar tudo o que um candidato faz através das redes sociais e sua campanha começa antes mesmo do período de eleição.
As redes sociais ainda criam um canal direto entre o candidato e o eleitor, permitindo diálogos, debates e feedback instantâneo, impulsionando o marketing digital nas eleições. Saber se relacionar com o eleitor é como se relacionar com um cliente. É importante saber o tom para uma boa construção da sua imagem com ele.
Outra mudança importante nos dias atuais são as formas de promover atos e carreatas. O uso do papel está cada vez menor e os ‘convites’ chegam para muito mais pessoas. Vê-se muito mais gente nas ruas em protestos ou campanhas, em relação aos anos anteriores. A globalização da comunicação, através do marketing digital, faz com que eleitores de um lado do país possam influenciar o outro lado instantaneamente.
O marketing digital nas eleições transformou profundamente o cenário eleitoral, oferecendo novas oportunidades e desafios. As campanhas que souberem aproveitar as ferramentas digitais de forma eficaz terão uma grande vantagem competitiva.