O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é fundamental para o sucesso digital de uma marca. Ao otimizar seu conteúdo, você aumenta significativamente as chances de seus conteúdos e produtos serem encontrados pelos usuários que buscam por informações relacionadas ao seu nicho. O SEO está em constante evolução e as ferramentas que servem para otimizar os sites também. Separamos 3 ferramentas que são indispensáveis para qualquer profissional de SEO em 2024.
Google Search Console
O Google Search Console é a ferramenta gratuita mais importante para qualquer site. Com ela, você pode monitorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. Além disso, com essa ferramenta também é possível identificar e corrigir erros, já que ela te alerta sobre problemas técnicos como links quebrados, tags duplicadas e problemas de responsividade.
Screaming Frog SEO Spider
O Screaming Frog é uma ferramenta paga (com uma versão gratuita limitada) que realiza uma auditoria completa do seu site. Com ela, você pode exportar os dados coletados para análise em planilhas ou outras ferramentas. Também é possível simular a indexação doo Googlebot e ver como o Google enxerga seu site, identificando problemas que podem prejudicar sua indexação.
Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta SEO completa para análise da concorrência e pesquisa de palavras-chave. Com ela, você pode descobrir quais sites estão linkando para seus concorrentes e quais são as palavras-chave que eles estão ranqueando. É possível também encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio e ver o volume de pesquisa, a dificuldade de ranquear e as palavras-chave relacionadas.
Outra ferramenta interessante é o Semrush, que tem funcionalidades semelhantes às ferramentas que listamos. E para te ajudar a otimizar SEO de acordo com as estratégias da sua marca, a Vertical Brand pode te ajudar no processo. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.