O Big Brother Brasil é o maior reality show da televisão brasileira e traz muitas lições de estratégias de marketing. Com início em 2002, o programa, hoje, além de liderar nas audiências, conta com as principais marcas do mercado. Estima-se renda de R$ 800 milhões em patrocínios na edição 2023.
É verdade que o programa teve uma queda até 2020, mas conseguiu recuperar o hype no ano da pandemia. Além de mudanças de regras, o marketing foi essencial para a volta por cima.
Marketing de Influência
O marketing de influência é a principal estratégia usada no BBB. O “Camarote” do programa conta com influenciadores, gerando hype ao programa e visibilidade ao participante. Juliette, vencedora da edição 2021, é um exemplo.
Marketing de Conteúdo
Os influenciadores da casa usam bastante essa estratégia. Manu Gavassi, participante da edição de 2020, deixou muitos conteúdos prontos para a equipe de redes sociais usar durante seu período na casa. A estratégia levou a influenciadora à semifinal.
Eventos e festas
Outras estratégias de marketing importantes são as festas e eventos. Oportunidade para exposição e posicionamento de marca, é uma das principais fontes de resultados da Globo com o programa. Em 2020, a festa temática do Mc Donald’s Brasil influenciou espectadores a fazerem pedidos. A marca bateu recorde de vendas.
Esses são alguns exemplos de estratégias bem executadas que geraram resultados, tanto para o programa, quanto para os participantes. A Vertical Brand pode ajudar seu negócio com essas e outras estratégias de marketing. Entre em contato conosco e agende uma reunião.